SEGURANÇA PATRIMONIAL 

A associação Colméia implantou o Programa de Segurança Patrimonial,  em 2004, em parceria com a e-Vertical. O projeto  inicial contemplava  algumas câmeras nas ruas,  e câmeras das áreas externas dos condomínios  interligadas à central de monitoramento.

 

São mais de 500 câmeras monitoradas em mais de 40 empreendimentos da região.

 

Atualmente  é necessário investir  em novos equipamentos para as  ruas, e modificar a estrutura do projeto em virtude do crescimento do bairro alinhado à requalificação urbana implantada. Soluções mais compatíveis com a região, e parcerias para implementar.

 

A Associação realiza encontros periódicos com a Polícia Militar para propiciar mais segurança nas ruas, com  mais rondas pleiteadas junto aos Batalhões que atendem à Vila Olímpia.

Estabelecendo a proximidade da Polícia com a população fixa e flutuante do bairro.

 

 

Proposta inicial: O sistema composto por diversas câmeras de CFTV instaladas nas áreas externas de edifícios da região, interligados através de rede de banda larga de dados à Central de monitoramento da Colméia/e-Vertical. Complementado pelo sistema de alarmes monitorados 24 horas, e pelas equipes motorizadas e treinadas da Ronda Comunitária Preventiva e de atendimento a ocorrências, que circulam noite e dia e chegam rapidamente ao imóvel ou local da ocorrência, quando acionados pela central de monitoramento. 

Na central as imagens e alarmes são monitorados e gravados 24horas. Qualquer anormalidade percebida pela Central de monitoramento é imediatamente reportada ao apoio móvel motorizado para averiguação no local, ou, em casos mais graves, reportada à Policia, CET ou Bombeiros. O Sistema de Segurança proposto pelo Colméia é passível de ser complementado por um sistema Privativo de Circuito Fechado de TV (CFTV) e alarme de intrusão nos imóveis. 

Assim como o monitoramento das câmeras de rua, o sistemas privativo de câmeras é monitorado e gravado 24 horas pela central. Qualquer anormalidade ou acionamento de alarme percebido pela central permite que através das imagens recebidas seja tomada a melhor ação necessária. Esta opção abrange o contato imediato com o usuário ou a verificação da equipe de segurança do próprio imóvel, eventualmente acionando a Ronda Comunitária Preventiva e de atendimento a ocorrências para checagem do local e, se necessário, acionando a Polícia e demais órgãos competentes. 

O associado Colméia pode  proteger integralmente seu imóvel e seus ocupantes. Basta fazer um pequeno investimento inicial em equipamentos de segurança, e depois pagar uma mensalidade relativa ao monitoramento e à ronda comunitária. 

Com a dinâmica de novas tecnologias a proposta inicial  teve uma  ruptura, uma vez que seria necessário aportes mais significativos para a continuidade e conseqüente atualização.