SETOR MODELO:
Foi desenvolvido um projeto urbanístico a ser implantado inicialmente em um trecho do bairro denominado Setor Modelo, em caráter experimental, para depois ser estendido para toda a área de abrangência do Movimento Colméia.
O Setor Modelo é composto pelas seguintes ruas: Alameda Vicente Pinzon, Av. Dr. Cardoso de Melo, Rua Raja Gabaglia e Rua Tenerife. As obras das novas avenidas foram iniciadas na Rua Olimpíadas e antecederam às do Setor Modelo devido à urgência das melhorias exigidas para o setor viário da cidade.
A largura da faixa carroçável destas ruas será reduzida, isto é, terão uma faixa de estacionamento suprimida. Porém, pretende-se que as mesmas fiquem com duas vias de tráfego simultâneas, melhorando o fluxo de veículos.
A seguir, alguns pontos de destaque do projeto: Calçadas alargadas, construídas com material durável e homogêneo, formadas por placas removíveis apoiadas sobre alvéolos que permitem a distribuição das redes secundárias nos lotes, de fácil manutenção, sem degraus, com visual limpo, dentro das mais modernas e exigentes normas, atendendo completamente às necessidades dos portadores de mobilidade reduzida, piso podo tátil para deficientes visuais, etc.
A rede aérea será convertida para subterrânea, ou seja, migrando para a vala técnica a ser executada.
A arborização efetivada com o plantio de árvores de “madeira de lei” entre outras, adaptadas ao uso urbano de maneira ordenada e modular, formando alamedas. A iluminação será diferenciada, com postes desenhados especificamente para o projeto. Pretende-se iluminar as calçadas e ruas por baixo das copas das árvores. A iluminação cênica também está prevista, valorizando as árvores e jardins. O mobiliário urbano será inovador contribuindo para dar uma nova identidade visual ao bairro.
Vale lembrar que todos os projetos e soluções de qualificação urbana do Movimento Colméia como valas técnicas, calçadas, paisagismo etc., doadas à municipalidade, ou seja, são isentas de direitos autorais.
O Setor Modelo corresponde ao primeiro bolsão do bairro no qual o cabeamento aéreo será substituído por novas galerias subterrâneas. Constitui um projeto piloto no qual serão desenvolvidas e testadas soluções de desenho urbano para melhoria das calçadas, da identidade visual, dos equipamentos e dos serviços de utilidade pública. O projeto apresenta sugestões para otimização dos acessos, layouts para vias, novos desenhos de calçadas, sinalização, iluminação e arborização.
Seu objetivo é requalificar o ambiente urbano, com melhoria sensível do espaço do pedestre, estabelecendo novos padrões de excelência urbana, com recuperação da identidade e auto-estima da comunidade e do cidadão.
Conheça mais sobre o Projeto Setor Modelo:
Por ser a via mais espaçosa do Setor Modelo, a Al. Vicente Pinzon foi redesenhada como um boulevard com calçadas largas e dupla fileira de árvores que produzirá uma massa verde diferenciada no bairro. São mantidas três faixas de veículos em pista concretada e mais uma de estacionamento, encravada na calçada e do mesmo piso desta. As juntas, as árvores e demais elementos seguem sistema modular que permite flexibilidade nos ajustes para entradas de veículos e acomodação de equipamentos a preservar. Al. Vicente Pinzon atualmente. Al. Vicente Pinzon reurbanizada.
As demais vias, Cardoso de Melo, Tenerife e Raja Gabaglia, muito estreitas, obstruídas e com calçadas deficientes, foram redesenhadas com duas faixas de passagem e uma de estacionamento integrada à calçada. A galeria técnica será construída sob a faixa de estacionamento ou sob a pista, de modo a liberar para sempre a calçada e a rua de quaisquer obras de manutenção. Todas as visitas estariam no alinhamento da faixa de estacionamento, minimizando assim os conflitos com a arborização, os equipamentos e tráfego de veículos.
As calçadas são ligeiramente alargadas com o espaço ganho pela eliminação da segunda faixa de estacionamento. As demais ruas mantém as duas faixas de rolagem e apresentam uma faixa de estacionamento. Av. Dr. Cardoso de Melo com nova iluminação, novo paisagismo e novo leito carroçável.
ENTERRAMENTO DA REDE AÉREA
Rebaixamento da fiação em todo o bairro Continua sendo, e agora mais que nunca uma importante meta a ser alcançada, uma vez que o número de postes, bem como, a quantidade de fiação de várias funções, continua aumentando, obstruindo calçadas e poluindo a paisagem urbana do bairro.
LIGAÇÃO CPTM/BAIRRO
Trabalhamos junto com os órgãos competentes para requalificar e minimizar os problemas deste trecho de grande circulação com medidas construtivas, paisagísticas e de gestão.
REQUALIFICAÇÃO URBANA
NOVA AVENIDA
Conforme Protocolo de Intenções assinado pela Prefeitura e Movimento Colméia em março de 2002, ficou estabelecida uma parceria para viabilizar as obras de alargamento da Rua Funchal e o prolongamento da Av. Hélio Pelegrino.
O Movimento Colméia em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo executou as obras. À Colméia coube os trechos da Rua Olimpíadas (até o entroncamento com a Rua Quatá) e Rua Gomes de Carvalho (entre a Rua Funchal até o entroncamento com a Rua Olimpíadas).
Os associados Colméia doaram parte dos terrenos dos empreendimentos que fazem frente para as avenidas, diminuindo substancialmente os custos da Prefeitura com as desapropriações. À Prefeitura coube o alargamento da Rua Funchal e ligação do entroncamento das Ruas Fiandeiras e Ramos Batista com as Avenidas Hélio Pelegrino e Faria Lima.
Este também foi o caminhamento escolhido para a locação da vala técnica, que se encontra completamente pronta, aguardando a migração das redes aéreas e subterrâneas.
No projeto das novas avenidas estão contempladas duas áreas remanescentes das desapropriações (PMSP) que foram transformadas em praças públicas. Estas áreas estão localizadas no cruzamento da Al. Vicente Pinzon com a Rua Olimpíadas (Praça Raul Cortez) e da Rua Quatá com a Rua Fiandeiras.
Elaboramos projetos, adequamos outros, doamos ao município e nos comprometemos com aportes para a efetiva execução destes.