top of page
  • Foto do escritorStefano Andrade

SUSTENTABILIDADE – MEIO AMBIENTE

Educação ambiental – orientação para coleta seletiva – reciclagem

Colméia Reciclando a Vila Olímpia é o nome do programa pioneiro de coleta seletiva oferecido pela Associação Colmeia a todos os estabelecimentos comerciais e residenciais do bairro, desde 2004, com o apoio técnico do Instituto Gea – Ética e Meio Ambiente.

Durante esse período, o Programa já realizou:

  • Cerca de 100 treinamentos e palestras de conscientização sobre o meio ambiente e a questão do lixo na cidade, em diversos tipos de estabelecimentos;

  • cerca de 350 horas de visitas técnicas de apoio aos participantes e parceiros, em que foram fornecidas orientações para a implantação ou para solução de problemas na coleta seletiva em condomínios, empresas, restaurantes e lojas;

  • 4.500 horas de atendimentos por telefone, email ou whatsapp, em que foram feitas orientações adicionais, apoio técnico, sugestões e soluções de eventuais dificuldades na implementação do programa.

Como resultado, o bairro possui um programa de coleta seletiva sob medida, que busca atender às necessidades específicas de cada estabelecimento participante, adaptando suas ações, na medida do possível, para atender às peculiaridades de cada um.

Por meio desse programa, já foram enviadas para reciclagem mais de 2.600 toneladas de materiais.

Além dos benefícios ambientais, o Programa Colmeia Reciclando a Vila Olímpia é totalmente voltado à promoção social, pois os resíduos recicláveis foram sempre doados aos catadores que realizam a coleta, o que significa o sustento de suas famílias. Desde o início do programa, já participaram e foram beneficiados mais de 210 catadores e seus familiares.



89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page