top of page
COLETA SELETIVA:

A Vila Olímpia dispõe de um programa de coleta seletiva de lixo pioneiro e inovador, implantado pela Colmeia em setembro de 2004 e que vem funcionando ininterruptamente desde então. 

O programa, chamado Colméia Reciclando a Vila Olímpia traz benefícios ambientais, mas também sociais, pois todos os materiais recicláveis coletados são destinados a cooperativas de catadores da Zona Sul, aumentando a renda desses trabalhadores e auxiliando no sustento de suas famílias. 

O gerenciamento e supervisão técnica do programa são feitos pelo Instituto GEA Ética e Meio Ambiente, ONG especializada em projetos de r eciclagem e educação ambiental (http://www.institutogea.org.br). 

A retirada dos materiais é feita semanalmente, por veículo contratado especialmente para a realização da coleta, efetuando um atendimento porta a porta em todos os estabelecimentos comerciais ou residenciais que participam do programa. 

O programa está aberto a todos os moradores, empresários e usuários da Vila Olímpia. Os interessados recebem gratuitamente orientação técnica, realização de palestras e treinamentos, feitos pelo Instituto GEA . 


Coleta de Lixo Eletrônico

Ampliando os horizontes do programa Colmeia Reciclando a Vila Olímpia, em 2014 foram implantados postos de coleta de resíduos eletrônicos em alguns condomínios empresariais localizados na área de abrangência da Colmeia. 

Como é sabido, o lixo eletrônico? computadores, impressoras, celulares, laptop e periféricos - por conter materiais tóxicos, não pode ser jogado fora de qualquer maneira e não é recolhido pela coleta de lixo da prefeitura , tornando difícil seu descarte. 

Os materiais descartados nos pontos de coleta são destinados a cooperativas de catadores que receberam treinamento especializado para a reciclagem de resíduos eletrônicos, garantindo sua destinação correta e geração de renda para os cooperados.

Para descartar seu lixo eletrônico num desses estabelecimentos é necessário entrar em contato com o

Instituto GEA (11-3058-1088), que se responsabilizará por organizar a entrega, junto aos administradores.
 

BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA PADRONIZADA DE LIXO
 

  • Adaptação à legislação, evitando multas e problemas com a fiscalização, tanto da Prefeitura, quanto dos órgãos ambientais. 

  • Participação ativa na proteção ao meio ambiente, evitando que o lixo seja disposto em valas, depósitos clandestinos ou lixões. 

  • Menor custo possível, dentro da legislação. 

  • Contribuição ao desenvolvimento social da cidade, criando empregos para a população mais carente.

COMO PARTICIPAR

1. Entre em contato com o Instituto GEA (3058-1088/ institutogea@uol.com.br) ou com a Associação Colméia (3045-7996) para se inscrever no programa e receber orientações mais detalhadas.

2. O estabelecimento ou condomínio deverá deixar seus recicláveis separados e acondicionados em sacos plásticos, em local de fácil acesso, para coleta pela cooperativa. Veja no quadro abaixo o que é para ser separado.

3. A partir da data determinada pelo novo integrante, a cooperativa irá passar a coletar os recicláveis, pelo menos uma vez por semana, em caminhões cedidos pela Prefeitura. 


ATENÇÃO! IMPORTANTE!

A cooperativa É PROIBIDA de coletar lixo comum, portanto os resíduos não recicláveis devem ser destinados à coleta da Prefeitura ou de empresas contratadas especificamente para tanto.

Não coloque os sacos com recicláveis na rua, porque eles poderão ser abertos e ter seu conteúdo espalhado por terceiros. Aguarde a coleta da cooperativa com os materiais guardados em seu estabelecimento ou condomínio. 

 

RECICLÁVEIS 

PAPÉIS: papel sulfite, envelopes, jornais, revistas, folders, caixas de papel e papelão, embalagens de produtos em geral. 

PLÁSTICOS: garrafas de bebidas em geral (refrigerantes, sucos, água), embalagens de materiais de limpeza, alimentos, shampoos, cosméticos, sacos plásticos, copinhos, etc. 

METAIS: latas de bebidas em geral (refrigerantes, sucos, cervejas), alimentos, óleo, etc. 

VIDROS: garrafas de bebidas, potes de alimentos em geral, frascos de perfume, etc. 

EMBALAGENS LONGA VIDA: caixas de leite, sucos e outros alimentos. 

ISOPOR 

ÓLEO DE COZINHA: esse resíduo deve estar contido em embalagens tampadas, como garrafas ou frascos

NÃO RECICLÁVEIS 

PAPÉIS SUJOS, como papéis higiênicos, lenços de papel, guardanapos de papel ou papel de cozinha. 

RESTOS DE ALIMENTOS 

PILHAS E BATERIAS LÂMPADAS DE QUALQUER TIPO, ESPECIALMENTE LÂMPADAS DE MERCÚRIO

bottom of page